quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A maior cidade autossustentável do mundo


Essa é a “Tianjin Eco-city”, um projeto ambicioso, que incluem baixo teor de carbono, muito verde e mudanças nos hábitos da população, que vai habitar essa região. Localizada em Tianjin, na China, está planejada para abrigar cerca de 350 mil pessoas em 30 km² e deve ser entregue até 2020.

A “ecocidade” trará uma grande inovação: o terreno era utilizado para depósito de lixo industrial e é limitado por um dos mares mais poluídos do Mundo. “Tianjin Eco-City” será a primeira cidade autossustentável localizada em uma região antes poluída, quando usualmente elas são construídas em terras férteis ou ecologicamente importantes. O objetivo dos desenvolvedores é mostrar que é possível limpar uma área poluída, com recursos naturais limitados, tornando-a agradável e útil.

As estruturas da cidade serão rodeadas por parques e espaços verdes e todos os seus prédios estarão dentro das normas do “Green Building Evaluation” – uma certificação desenvolvida especialmente para a “Tianjin eco-city”. Ë interessante observar que 20% da energia utilizada na cidade, será renovável – solar, eólica e também baseada na diferença de temperatura do solo. Além disso, muitas construções serão envoltas por coberturas que utilizarão a energia solar para o aquecimento dos ambientes.O sistema de coleta de resíduos e reciclagem será integrado ao processo de incineração e produzirá energia, minimizando a pressão sobre aterros.Os carros não serão banidos, mas será incentivado o uso de transportes elétricos, como o Electric Networked-Vehicle (EN-V) – que traz a opção de “condução autônoma”.

Como a cidade localiza-se em uma região árida, o abastecimento de água é um grande desafio no projeto. Os moradores poderão beber o líquido diretamente das suas torneiras e a água de esgoto será reciclada para a irrigação e a reutilização em sanitários. Os lagos e canos serão ornados em argila ou em concreto para prevenir a penetração de água salgada e uma usina de dessalinização de água também está nos planos da construção.
A cidade também deve ser acessível a diferentes tipos de classe social. Os criadores querem mostrar que a sustentabilidade não é um luxo e sim uma necessidade. Por isso 20% das moradias serão subsidiados para trabalhadores de baixa-renda.


Se tudo der certo, a maior cidade autossustentável servirá como modelo para as crescentes cidades de todo o Mundo.

Como visto em: http://construcaocivilpet.wordpress.com/2012/11/14/a-maior-cidade-autossustentavel-do-mundo/#more-2574

Nenhum comentário:

Postar um comentário