segunda-feira, 7 de maio de 2012

Norman Foster Projeta Museu Para A China


Termina em 2013 a construção do Datong Art Museum, projetado pelo escritório Foster+Partners. Localizado na cidade de Datong, a oeste de Pequim, na China, o edifício já ganhou o título de "Museu do século 21" do país.


O Datong Art Museum é um dos quatro integrantes do novo centro cultural da cidade. Com 32 mil m², é localizado abaixo do nível do solo, somente com a cobertura visível do lado de fora, o que representa 70% da área de superfície exposta. 

A parte mais importante do projeto é a grande galeria, espaço de exibição que chega a 37 m de altura e ocupa 80 m da área total.  Para esta galeria, serão encomendadas obras de arte de grande escala. As esculturas e equipamentos de luz poderão ser instalados através de um acesso direto, com a ajuda de um veículo articulado de 40 m de altura. 
O interior do museu possui flexibilidade para acomodar diversos tipos de exposição. A grande galeria pode ser dividida em espaços de exibição individuais e os outros serviços disponíveis, como a galeria infantil, o café e o restaurante, também são integrados à estrutura principal. 

Do lado de fora, o formato do museu se assimila a uma paisagem que entrou em erupção. A cobertura é revestida de aço corten, material com tons de terra que deve resistir às ações do tempo. Composto de quatro pirâmides interconectadas, cria uma claraboia que permite um jogo de luz e sombras internamente, ao mesmo tempo em que, durante a noite, cria um farol no centro cultural. Estas luzes internas do museu serão instaladas através de um rebaixamento no teto. 

Os visitantes acessam o museu por meio de uma rampa e uma escada integradas à praça do subsolo, criando um anfiteatro.  O prédio foi idealizado de forma balanceada com os outros três edifícios do centro cultural, equilibrando a composição do plano geral. 

O design do prédio corresponde ao clima de Datong. Com as claraboias e sua orientação norte - nordeste, usa as luzes naturais enquanto minimiza o ganho solar e garante o melhor ambiente para as obras de arte expostas. A composição do telhado possui somente 10% de vidro, o que também diminui a necessidade de manutenção. O depósito de obras de arte e os estúdios de restauração estão localizados em um pátio a oeste do museu. 
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/norman-foster-projeta-museu-para-a-china-257781-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário