quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tetris Apartments


Foi desenvolvido um edifício de 4 andares, 58 metros de comprimento e 15 de largura. Como a orientação do edifício é para uma estrada movimentada as aberturas do apartamento, juntamente com suas varandas são deslocadas em 30 graus janela se abrem para uma face mais silenciosas e mais orientada para o sul (melhor insolação). No futuro estão previstos mais dois blocos em ambos os lados longitudinais, portanto não há janelas diretas para o leste e oeste. Cada apartamento tem vista para a sua própria varanda, às vezes, há também uma galeria envidraçada. Desta maneira é criado intimidade e não haverá vistas diretas de um apartamentos para os outros no quarteirão em frente.
Os apartamentos são de tamanhos diferentes – a partir de 30m², apartamentos estúdios, e 70m², apartamentos de 3 quartos, apartamentos maiores são desenvolvidos nas fachadas frontal possuindo vistas agradáveis e orientação de canto. Eles são feitos de materiais econômicos, mas de qualidade, como pisos de madeira de carvalho, granito, azulejos e tem grandes janelas com persianas metálicas externas. O conceito de estrutura foi feito de uma forma que plantas sejam flexíveis, uma vez que apenas as paredes estruturais são aqueles que separam o apartamento do resto do edifício. Todas as outras paredes interiores são não-estruturais.
Muito tempo depois que as elevações foram planejadas as pessoas associaram elas ao jogo Tetris. E assim, o edifício recebeu o seu nome. A fachada foi desenvolvida de forma simples – apenas traçando a organização da planta.


Como visto em: http://nataliaareias.wordpress.com/blog/tetris-apartments/

sábado, 26 de maio de 2012

Código Florestal: e agora?



  Governo veta 12 pontos e faz 32 modificações   no Código Florestal


      A presidente Dilma Rousseff vetou 12 pontos do projeto do novo Código Florestal aprovado pelo Congresso.
      As alterações foram apresentadas nesta sexta-feira no Palácio do Planalto.Destacaram-se  os vetos aos artigos 1º e 61. Foram promovidas  32 modificações. Destas, 14 recuperam o texto aprovado no Senado, cinco correspondem a dispositivos e 13 tratam-se de ajustes ou adequações de conteúdo ao projeto de lei.
      O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, tentou evitar que as decisões sejam consideradas como pró-ambientalistas ou como pró-ruralistas:"Esse não é código dos ambientalistas, não é o código dos ruralistas, este é o código do bom senso", afirmou Mendes Ribeiro.
      As alterações pretendidas pelo governo serão editadas através de Medida Provisória, que deverá ser publicada, juntamente com os vetos, segunda- feira, dia 28/05.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Newsletter - Abril//12



Clique para ser redirecionado à notícia específica
1.O Mês na Tetris

2. Construção Civil

3.Variedades

4.Mundo

Falar sozinho é bom


Não é maluquice: repetir palavras em voz alta faz você funcionar melhor e mais rápido. 
Não tem jeito. Quando você anda na rua e vê alguém falando sozinho, é inevitável aquele pensamento maldoso – e silencioso – passar pela cabeça: “Nossa, certeza que é maluco!”. Bem, parece que esse paradigma, tão bem incrustado em nosso subconsciente, terá de ser revisto.
Para os professores Gary Lupyan e Daniel Swignley, dizer uma palavra em voz alta, ou dar “pistas verbais” ao seu cérebro, faz com que ele trabalhe mais rápido.
O experimento realizado pela dupla funcionou da seguinte maneira: eles mostraram várias imagens, com um objeto em cada, e pediram para os 20 voluntários acharem qual delas era a da banana. Metade foi instruída a repetir em voz alta a palavra “banana”, enquanto a outra metade deveria ficar de bico fechado. Os malucos que não paravam de gritar foram mais rápido que os silenciosos.
Evidente que essa prática só faz sentido se a palavra dita em voz alta tiver relação direta com o problema a ser resolvido. Caso contrário, só atrapalha e, além de parecer doido, seu raciocínio ficará lento.
A pesquisa também conclui que, quanto maior a familiaridade que você tem com a palavra, mais útil será o ato de repetí-la em voz alta. Portanto, se algum dia a palavra “molibdênio” for essencial para a resolução de um problema em sua vida, o dicionário – ou o Google – ainda são mais recomendados.


Como visto em:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI303675-17770,00-FALAR+SOZINHO+E+BOM.html

A Tetris em Abril


No mês de abril, foram muitas as oportunidades nas quais a Tetris teve de se reunir. Dentre esses momentos, a Confraternização com o Dia da Foto, quando foram feitas as fotografias oficiais de cada departamento. Nesse dia, também ocorreu uma conversa com os Conselheiros, voltadas especialmente aos novos assessores, que vieram para enriquecer a empresa com suas ideias e força de vontade.


No mês de abril, também foi realizada a IE de Páscoa e alguns treinamentos: topográfico e arquitetônico. No dia 21, alguns membros da empresa também participaram do CURITEJ, confraternização entre as empresas juniores.





O departamento Financeiro neste mês de abril realizou inúmeros orçamentos além de aprimorar o controle de gastos. O Planejamento Financeiro Semestral foi concluído e também trabalhamos na pesquisa de possíveis investimentos. Ainda nos preocupamos este mês em melhorar o sistema de cobrança avaliando a implementação de itens que auxiliem nesta tarefa.  Além de continuarmos cuidando das finanças.

O departamento Executivo, neste mês teve a ilustre presença dos trainees, que trabalharam nas ações do PAPA e em atividades rotineiras.  O PAPA do EXE está elaborado e duas ações que estão em andamento: a regulamentação no CREA e a elaboração de documentos.



O departamento de Marketing trabalhou arduamente em suas ações. Destacaram-se a formulação da pesquisa de imagem ,que será feita com o corpo discente e docente da UTFPR, e  a reformulação do Feedback, feito na entrega do projeto. Para enriquecer esses trabalhos, a equipe marqueteira, entrou em contato com outras empresas juniores, em busca de Benchmarks.



O departamento de Projetos, nesse mês de abril, trabalhou muito com a padronização dos documentos, a fim de melhorar e facilitar nosso trabalho futuramente.Outra novidade é o novo fluxograma de projetos, um novo sistema que fará a empresa toda estar mais sintonizada e unida em relação aos projetos, e que ficará pronto para o mês de aniversário da Tetris, maio.


O departamento da Qualidade, neste mês de Abril, criou um novo sistema de pontuação para o prêmio Qualidade Total. Neste ano o departamento vencedor será aquele que bater o maior número de metas e realizar a maior parte das ações! Desta forma, todos os membros estarão motivados a alcançar os melhores resultados. 


O departamento de Talentos Humanoscom ajuda dos membros da equipe do processo seletivo, comemorou o sucesso do processo com a entrada dos novos membros na empresa. Com o encerramento desta atividade, estamos dando ênfase na organização do aniversário da empresa aliada com atividades gerais.




E agora, a Tetris aguarda seu sétimo aniversário, que será comemorado nessa sexta-feira, dia 04 de maio. Parabenizamos todos os membros, professores, clientes e amigos, que de certa forma, estiveram presentes nessa história. Parabéns Tetris!

Norman Foster Projeta Museu Para A China


Termina em 2013 a construção do Datong Art Museum, projetado pelo escritório Foster+Partners. Localizado na cidade de Datong, a oeste de Pequim, na China, o edifício já ganhou o título de "Museu do século 21" do país.


O Datong Art Museum é um dos quatro integrantes do novo centro cultural da cidade. Com 32 mil m², é localizado abaixo do nível do solo, somente com a cobertura visível do lado de fora, o que representa 70% da área de superfície exposta. 

A parte mais importante do projeto é a grande galeria, espaço de exibição que chega a 37 m de altura e ocupa 80 m da área total.  Para esta galeria, serão encomendadas obras de arte de grande escala. As esculturas e equipamentos de luz poderão ser instalados através de um acesso direto, com a ajuda de um veículo articulado de 40 m de altura. 
O interior do museu possui flexibilidade para acomodar diversos tipos de exposição. A grande galeria pode ser dividida em espaços de exibição individuais e os outros serviços disponíveis, como a galeria infantil, o café e o restaurante, também são integrados à estrutura principal. 

Do lado de fora, o formato do museu se assimila a uma paisagem que entrou em erupção. A cobertura é revestida de aço corten, material com tons de terra que deve resistir às ações do tempo. Composto de quatro pirâmides interconectadas, cria uma claraboia que permite um jogo de luz e sombras internamente, ao mesmo tempo em que, durante a noite, cria um farol no centro cultural. Estas luzes internas do museu serão instaladas através de um rebaixamento no teto. 

Os visitantes acessam o museu por meio de uma rampa e uma escada integradas à praça do subsolo, criando um anfiteatro.  O prédio foi idealizado de forma balanceada com os outros três edifícios do centro cultural, equilibrando a composição do plano geral. 

O design do prédio corresponde ao clima de Datong. Com as claraboias e sua orientação norte - nordeste, usa as luzes naturais enquanto minimiza o ganho solar e garante o melhor ambiente para as obras de arte expostas. A composição do telhado possui somente 10% de vidro, o que também diminui a necessidade de manutenção. O depósito de obras de arte e os estúdios de restauração estão localizados em um pátio a oeste do museu. 
http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/norman-foster-projeta-museu-para-a-china-257781-1.asp

Protesto Estudantil tem Força no Chile


        Cerca de 50 mil estudantes protestaram nesta quarta-feira nas ruas de Santiago, no Chile, pedindo melhoras na educação superior. Os atos acontecem no dia em que o presidente Sebastián Piñera anunciou mudanças no financiamento educacional e uma reforma tributária para aumentar a verba para as universidades.
        De acordo com a polícia, o número de manifestantes foi menor, cerca de 25 mil. O protesto teve a participação do presidente da Federação de Estudantes da Universidad de Chile (Fech), Gabriel Boric, e da porta-voz da organização e um dos símbolos das reivindicações dos universitários, Camila Vallejo.
"Isso demonstra que continuamos lutando e que somos muitos. Continuamos fazendo história, nós não vamos nos calar na luta para que a educação seja um direito do povo", afirmou Boric.