quarta-feira, 27 de março de 2013

Bioconcreto - Autocicatrização

Concreto e trincas são duas coisas que nenhum engenheiro gosta de ver juntas.Talvez agora eles possam começar a respirar aliviados, graças a um concreto capaz de autocicatrizar-se de trinchas e rachaduras.
O Dr. Alan Richardson, da Universidade Northumbria, no Reino Unido, criou uma espécie de "bioconcreto", um concreto que tira partido de um microrganismo para cicatrizar seus ferimentos.O pesquisador está usando uma bactéria comumente encontrada no solo - Bacillus megaterium  - para criar calcita, um mineral que é uma forma do carbonato de cálcio.As bactérias são cultivadas em um meio nutriente de leveduras, minerais e ureia que, em seguida, é adicionado ao concreto.Com sua fonte de alimento no concreto, as bactérias se espalham pelo material.A calcita que elas produzem em seu processo metabólico funciona como um preenchimento que sela as rachaduras do concreto, evitando uma maior deterioração.
Não é necessário um grande impacto ou um terremoto para fazer o concreto trincar - o processo de desgaste lento é tão sério que os pesquisadores chamam o problema de "câncer do concreto".O pesquisador salienta que ainda são necessários testes de durabilidade e adaptação da técnica para o processo produtivo, mas está esperançoso de que o material possa servir não apenas para construções novas, mas também para reparos em prédios já construídos.

Tetris em Março

No mês de março foi realizado o processo seletivo referente ao semestre 2012/2, a primeira parte do qual foi composta por dinâmicas e a segunda por entrevistas individuais. Oito alunos foram selecionados e já iniciaram o período trainee, que pela primeira vez foi aberto com uma Semana de Capacitação onde os trainees receberam cursos de Projeto Arquitetônico, Planejamento Estratégico, Atendimento ao Cliente e Feedback. Foram também finalizados os Painéis de Acompanhamento dos Planos de Ação de todos os departamentos.


O Departamento de Comunicação e Marketing, durante o mês de março, preparou o curso de atendimento ao cliente aos trainees e iniciou a etapa de estruturação do conteúdo do site. Fez também contato com os clientes e fez o kit trainee.

O Departamento Jurídico-Financeiro mandou as notas referentes à Fevereiro para o contador, e terminou um contrato para ser assinado pela cliente na próxima reunião. Também reformulou o modelo de orçamentos e foram feitos orçamentos para dois clientes. Foi feito um plano de ação para os Planejamentos Financeiros junto com os departamentos. Trabahou com o Selo Brasil Junior.


O Departamento de Projetos fez vários estudos de viabilidade devido aos novos clientes.  Foram feitas as preparações para o recebimento dos trainees e desenvolvidas as atividades que seriam passadas.


O Departamento da Qualidade estruturou melhor a avaliação 5S. Com a ajuda dos gerentes, o mapeamento dos projetos arquitetônicos está em fase final e dos projetos topográficos está encaminhado.  Como estamos em período trainee, organizamos a apresentação departamental, assim como suas permanências.

O Departamento de Talentos Humanos efetuou o Processo Seletivo Tetris 2013. Uma das ações mais importantes do Departamento, o Processo Seletivo está em fase de adaptação, procurando ser cada vez melhor, trazendo os membros mais adequados para a empresa. Foi dado início as pesquisas de locais para a ação social, que será efetuada em Maio. A Planilha de avaliação da equipe dos projetos foi reelaborada e será apresentada a empresa em breve.

terça-feira, 5 de março de 2013

A Tetris em Fevereiro

Após um mês de férias letivas, a Tetris reiniciou suas atividades no dia 4 de fevereiro. Muitas atividades foram realizadas nesse período. Logo nos primeiros dias de aula, iniciou-se a divulgação do Processo Seletivo com o tema "Supere seus Limites, Voe Mais Alto". Também foi realizada a II Semana de Cursos Tetris para os alunos da universidade.
No final de semana dos dias 23 e 24 de fevereiro, aconteceu o Planejamento Estratégico de 2013. Esse tem como objetivo direcionar toda a empresa segundo novos objetivos. Um final de semana de muitas discussões positivas e de alinhamento dos membros da empresa.



O Departamento de Comunicação e Marketing trabalho muito na divulgação do Processo Seletivo e também na divulgação e organização da Semana de Cursos. Também realizou algumas reuniões sobre o andamento do site da empresa.

O Departamento Jurídico-Financeiro trabalhou na ata de eleição, nos feedbacks do Plano Financeiro Semestral de cada departamento, e com os documentos do Selo Brasil Junior. O contrato com clientes está sendo melhorado.  Foram feitas várias atividades rotineiras do departamento, tais como requerimentos de projetor para o PE, reservas de salas, etc.


O Departamento de Projetos, além das atividades rotineiras, está, juntamente com a gerência, analisando os prós e contras do departamento para o Planejamento Estratégico e buscando soluções para os problemas encontrados. 

O Departamento da Qualidade, para disseminar o conhecimento dentro da empresa, deu início ao mapeamento de projeto topográfico, assim como a finalização da padronização das pranchas. Buscando melhoria continua, atualizamos a avaliação 5S, que tem a finalidade de mensurar como está o clima organizacional da empresa.

O Departamento de Talentos Humanos voltou suas atenções ao processo seletivo da empresa, selecionando a melhor forma de avaliar futuros novos membros para integrar a empresa. Durante a primeira e segunda semana de fevereiro, o TH ficou responsável da alimentação durante o Planejamento Estratégico da Tetris, organizando cardápios e orçamentos.


Lajes Nervuradas

Uma inovação construtiva em relação às lajes nervuradas começa a chamar a atenção do setor da construção. Trata-se da inserção de uma terceira nervura na estruturação da laje.  O sistema construtivo da laje tridirecional é bastante semelhante ao sistema de lajes bidirecionais. "A grande mudança é na fôrma plástica, que servirá para moldar e confeccionar as três nervuras na laje", explica Valter Bastos, engenheiro civil da Impacto Protensão. "Esse molde possui uma nervura diagonal na qual poderão ser inseridas armaduras passivas ou a cordoalha para protensão", completa.

Pela ordem natural, as lajes descarregam os esforços nas vigas e essas, nos pilares, que levam os esforços às fundações. No sistema tridirecional, os moldes para as nervuradas são rotacionados a 45º da direção principal, onde a armadura passa a ser na diagonal. As vigas continuam na forma convencional, mas deixam de ser totalmente maciças para servirem como vigas nervuradas. Dessa forma, os moldes se estendem até o local onde seriam as vigas convencionais, mas no alinhamento dos apoios, os moldes são diferentes. Na nervura diagonal poderão ser inseridas armaduras passivas ou mesmo a cordoalha para protensão.
Esse tipo de fôrma, ao eliminar o uso de vigas maciças usadas no sistema convencional, permite que o trecho seja calculado como laje. "Não vão existir estribos, facilitando a execução e diminuição dos custos", diz o projetista da empresa, Carlos Ibiapina. O sistema promete reduzir a espessura da laje, com condições que possibilitam vencer vãos maiores utilizando menos concreto, proporcionando redução na deformação e dos esforços nas armaduras. "O princípio básico utilizado na inclinação das nervuras a 45° consiste no encaminhamento dos esforços diretamente aos pilares, diferentemente do sistema tradicional utilizado no Brasil, onde os esforços migram primeiro para as vigas para, posteriormente, chegarem aos pilares", explica Ibiapina. Segundo o engenheiro, a inclusão da terceira nervura garante a rigidez necessária para o bom desempenho da laje.
A primeira obra com o uso desse sistema pela Impacto Protensão está sendo executada em Fortaleza, no bairro Jardim das Oliveiras. Segundo Valter Bastos, entre as diversas alternativas avaliadas para o empreendimento, um edifício comercial com 632,71 m² de área construída, a solução de laje tridirecional foi a mais viável tecnica e economicamente. "O sistema reduziu a quantidade de aço e concreto da obra, além de facilitar a execução, já que as lajes são totalmente planas e formadas por moldes plásticos. Com isso, o custo de execução do edifício comercial diminui consideravelmente", finaliza.


Saiba mais em http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/empresa-adota-sistema-tridirecional-de-lajes-nervuradas-em-obra-em-278699-1.asp