sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Tetris em Abril


Abril, foi um mês de intensas atividades na empresa. Nas três primeiras semanas do mês, aconteceram os treinamentos de Sketchup e de Projeto Hidro-Sanitário, sendo este último ministrado pelo professor Levi. Ainda no mês de abril, alguns membros da Tetris participaram de  eventos do MEJ, como o ESEJ e o Londrina Júnior. Como evento interno da empresa, aconteceu no dia 14 de abril a Confraternização de Boas Vindas, e o Dia da Foto. No final de semana do dia 28, aconteceu o Feedback Interno, atividade em conjunto com o Conselho para avaliar o andamento geral da empresa.



O Departamento de Marketing fechou o contrato de parceria com a Ecomp que fará a programação do site da Tetris. Iniciou-se o estudo do público alvo e foi dado início à pesquisa de como será realizada a prospecção de clientes.

O Departamento Jurídico-Financeiro trabalhou na manutenção do Selo BJ, foram pesquisados os documentos necessários para  a regularidade jurídica da empresa. O planejamento financeiro semestral de todos os departamentos foi finalizado. Um questionário para facilitar o preenchimento do Objeto Contratual foi estruturado.

O Departamento da Qualidade conta com dois novos assessores que ajudaram a dar início a duas das principais atividades, não só do departamento, mas também da empresa: ao recolhimento de informações para o Programa de Excelência em Gestão (PEG) que será auditado pela Brasil Junior em maio e o PDCA (Plan, Do, Check, Act), que se trata de um ciclo de melhoria contínua, abordando melhorias em todos os aspectos da empresa."

O Departamento de Projetos fez análises de viabilidade e visitas técnicas devido a grande procura de possíveis clientes, além das atividades rotineiras do departamento.



O Departamento de Talentos Humanos realizou o término do Processo Seletivo, com a “Confrat’z de Boas Vindas”, com a efetivação de 7 novos membros.Um processo iniciado em Abril é a Avaliação 360º, enviada a todos os membros, que será respondida até dia 17 de Maio.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vidro de Cristal Líquido


Muito utilizado nas construções modernas, o vidro trouxe para a arquitetura o beneficio de separar ao mesmo tempo em que integra os espaços. Entretanto, a falta de privacidade e o difícil controle da insolação, consequências da transparência deste material, contribuíram para que seu uso em residências fosse, de certa forma, estigmatizado.


Uma solução possível para tais problemas desembarcou no Brasil há alguns anos: o vidro de cristal líquido. Na qualidade de vidro laminado inteligente é capaz de se se tornar transparente ou opaco através de controle eletrônico.
Entre as placas que o compõem são colocados eletrocondutores que permitem a passagem de corrente elétrica. Quando desligados, as moléculas da película de cristal líquido permanecem dispersas e difundem a luz, tornando o vidro opaco. Porém, ao entrar em contato com eletricidade, as moléculas se alinham e a peça fica transparente.
Inicialmente idealizado para se usado como divisória interna, o vidro de cristal líquido evoluiu e hoje já pode ser aplicado em fachadas e até mesmo ambientes úmidos.